Roseane Bovo
Gestora de Projetos – FMS Agro
A preocupação com a conservação do solo é tão extensa, que ao longo dos anos foram criadas três datas para comemorar este dia, com a finalidade de conscientizar a todos sobre a preservação e cuidados necessários com o solo. As datas escolhidas foram: 15 de abril – Dia Nacional da Conservação do Solo; 22 de abril – Dia Internacional da Mãe Terra e 5 de dezembro – Dia Mundial do Solo. Cada uma delas com um significado peculiar.
A empresa FMS Agro tem seus alimentos cultivados no solo e, devido a isso, a preocupação da empresa com o preparo correto do mesmo para o plantio é muito grande.
Todos os procedimentos, desde a preparação do solo até o plantio, estiveram focados na qualidade da produção. No preparo do solo foram feitas análises georreferenciada em toda área e a correção através da agricultura de precisão. Equipamentos como: grade aradora, niveladora, subsoladora e rotativa, fizeram parte do processo de preparo, resultando em um solo descompactado e com menor quantia de terrões para o bom desenvolvimento da cultura.
Buscando a qualidade no plantio, algumas ferramentas foram adotadas para o auxílio desta primeira fase. A FMS Agro investiu na gestão de irrigação, com a aplicação de água de acordo com a necessidade da cultura, em indicadores de qualidade de distribuição e uniformidade, no uso de condicionadores de solo, enraizadores, adubos e defensivos adequados para um bom desenvolvimento da planta e na classificação da semente em três tamanhos diferentes. Todos estes pontos são diferenciais de qualidade oferecidos pela empresa para o cliente.
A expectativa de produção para o ano de 2018 é promissora, oferecendo uma qualidade superior aos anos passados, com uma área de plantio de cerca de 780ha, divididos entre as categorias de batata de indústria, batata de mercado e semente.
Imagens cedidas pela empresa AgropecDrone, representada por Fábio Gallego e André Filho.
Figura 1: Preparação do solo
Figura 2: Plantio
Figura 3: Plantio